Luis Fernando Verissimo é filho do grande escritor brasileiro Erico Verissimo. Desde pequeno, ele vivia no mundo da leitura por influência de seu pai. Iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre e passou por várias escolas nos EUA. Mais tarde, tornou-se jornalista no jornal ZH, onde ocupou várias sessões. Mudou-se para o Rio, onde viveu como tradutor, e, em 1969, passou a escrever matérias assinadas para a Zero Hora. Anos depois, suas matérias passaram a serem publicadas no Rio também. Isso garantiu o lançamento do livro A Grande Mulher Nua, dando início assim a sua carreira como escritor.
"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda." (O Gigolô das palavras).
Vocabulário:
Lexicógrafos: autores de dicionário
Etimologistas: os que investigam a origem das palavras
Algumas de suas crônicas:
- Ed Mort e Outras Histórias
- O Suicida e o Computador
- Sexo na Cabeça
- As mentiras que os homens contam
- Aquele estranho dia que nunca chega
Juliane Schröeder e Letícia Cardoso, bolsistas de extensão do IFRS-Campus Canoas
Vimos alguns contos dele em aula, incrível como consegue falar de diversos assuntos sem perder a qualidade de seus textos. Acho que está é uma ótima indicação de leitura.
ResponderExcluirOs textos de Luis Fernando Veríssimo são muito interessantes. O modo que ele utiliza o humor em seus textos é incrível e ele transmite muita liberdade. É um autor sem "papas na língua". Um exemplo para todos.
ResponderExcluirLuis Fernando Verssimo, foi um escritor que vimos em aula, ele é um pouco sarcástico às vezes, mas sempre realista nas crônicas,e ao mesmo tempo, ele consegue fazer com que os leitores se indentifiquem com os seus textos nas quais, a maioria são engraçadas. Achei uma ótima sugestão de leitura.
ResponderExcluirLuis Fernando Verissimo, o que falar de um escritor que com suas crônicas consegue inserir humor nas atividades mais banais do dia-a-dia, retratando a realidade social do nosso país, e ao mesmo tempo não perde a compostura e a sua personalidade, realmente um exemplo a ser seguido por todos aqueles que trabalham na área de comunicação ou transmitem o que pensam de uma forma ou de outra. li, refleti, e sim, recomendo. Boa leitura!
ResponderExcluirFernando Veríssimo,foi um escritor que vimos em aula, ele é um pouco sarcástico às vezes,consegue inserir humor nas atividades mais banais do dia-a-dia e até nas coisas mais sérias possíveis, retratando a realidade social do nosso país.
ResponderExcluirRecomendo a ler muitoi bom.
Luis Fernando Veríssimo é um grande autor pois(na minha opinião)ele escreve de uma maneira diferenciada do habitual que estou acostumado a ler pois escreve com um humor gigantesco diferente do que já mais li.
ResponderExcluirLuis Fernando Veríssimo consegue ser sutil e extremamente engraçado em apenas uma crônica. Escreve sobre coisas do dia-a-dia que as pessoas têm vergonha de falar, de uma maneira natural e engraça onde todos se identificam. Exalta as coisas simples e nos faz ver com outros olhos. Para quem nunca leu a suas obras recomendo, é uma ótima leitura.
ResponderExcluirOs textos de Luis Fernando Verissimo trazem consigo uma ótima forma rir , de forma inteligente , com sentido e de forma não cansativa . Podemos notar em sua forma de escrever que suas crônicas são direcionadas para todo tipo de público de todas as idades , por isso seu grande sucesso com autor.
ResponderExcluirLuis Fernando Verisimo é um ótimo autor,escreve de uma maneira muito diferente,seus textos são muito divertidos e para todos os tipos de leitores.Gostei muito,recomendo Ed Mort e Outras Histórias.
ResponderExcluirAcho que Luís Ferndo é um otimo escritor pois consegue abordar assuntos polêmicos com bom humor e com pertinência,despertando interesse em leitores de todas as idades e regiões do Brasil.
ResponderExcluirAchei muito interessante terem feito um post contando um pouco da vida do Luis Fernando Veríssimo, visto que trabalhamos com suas obras em aula, mas não sabíamos nada de sua vida. Assim, pudemos conhecer um pouco melhor esse autor que escreve tão bem, fazende-nos rir muito com suas crônicas.
ResponderExcluirPostado por Juliane Schröeder
Turma de Informática
Já havia lido anteriormente o escritor citado no post, e suas crônicas foram abordadas nas aulas de português recentemente.
ResponderExcluirEle costuma falar e assuntos bastante diversificados, embora fale mais sobre sexo e família, sempre abordando os temas de forma muito bem humorada, sarcástica, e sempre dando um desfecho inesperado às suas histórias. Suas histórias sempre são escritas com perfeição, e é bom para todas as idades.
Recomendo a leitura de "Comédias da Vida Privada", "Sexo na Cabeça" e "A Grande Mulher Nua".