Redes Digitais de Leitura é um projeto de extensão do IFRS-Canpus Canoas que trata da “mistura” entre gêneros textuais e a informática, que hoje em dia estão cada vez mais ligados e que, juntos, exercem grande influência em cada pessoa e na sociedade em geral.
O projeto busca entender a relação entre as mídias, a leitura e os gêneros textuais, para desenvolver um novo método de ensino que dá valor, principalmente, ao desenvolvimento do senso crítico através de diferentes formas de leitura.
Hoje em dia, a maioria das pessoas, em vez de comprar um jornal, fica em casa com seu computador, lendo as mesmas notícias virtualmente. Ou, em vez de comprar um livro, simplesmente o baixa da internet e o lê na tela. Além disso, há milhares de pessoas que acessam o conteúdo de sites ou blogs ao invés de comprar revistas ou outros meios de comunicação impressa. No meio virtual, encontramos esses textos, tanto escritos formal quanto informalmente, com grande variedade. Todas essas situações fazem parte da relação que existe entre gêneros textuais, mídias e leitura.
Mas o projeto não está dizendo que o melhor meio de comunicação é a internet; os “antigos” jornais, as revistas, os livros ainda fazem (e sempre farão) parte da vida de muitas pessoas.
Juliane Schröeder e Letícia Cardoso, bolsistas de extensão do IFRS-Campus Canoas