segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Canto de Natal


O Natal é a data conhecida como nascimento de Jesus e é uma celebração da religião Católica. No terceiro século d.C, a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano, para que eles passassem a comemorar o nascimento de Jesus.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para entregar os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

O Dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.

Para quem é católico ou acredita na simbologia do natal, abaixo o Canto de Natal de Manoel Bandeira:

O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.


Nasceu sobre as palhas

O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.


Vem para sofrer

A morte na cruz,
O nosso menino.
Seu nome é Jesus.


Por nós ele aceita

O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.

O projeto Redes Digitais deseja a todos um Feliz Natal, cheio de paz e com muitas alegrias.

 Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS -  Câmpus Canoas



Encerramento das atividades do projeto em 2012

Durante o ano de 2012 o projeto Redes Digitais de Leitura esteve muito presente em diversas atividades no IFRS – Câmpus Canoas. Ao longo de 2012, pudemos prestigiar vários eventos, como o Roda Leitura, a Semana do Livro e da Leitura e a Feira das Cidades. Esperamos que, em 2013, possamos continuar realizando esses eventos e que, a cada ano, eles se tornem melhores e melhores. 

Abaixo alguns dos eventos que aconteceram no IFRS - Câmpus Canoas neste ano:



Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS - Câmpus Canoas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Roda Leitura - Edição especial

Acontecerá no dia 3 de dezembro a abertura da II Feira das Cidades que contará com uma edição especial do Roda Leitura, nesta edição teremos leituras de textos sobre relatos de cidades e viagens. O evento acontecerá no saguão do prédio A do IFRS - Câmpus Canoas às 18 horas. As inscrições de leitura devem ser feitas com a aluna Milena Fontana (2º ano do Técnico Integrado em Informática) até o dia 30/11.

Participem e tornem deste evento inesquecível!


Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS - Câmpus Canoas

II Feira das Cidades



Ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de dezembro a 2ª edição da Feira das cidades, que estava prevista para ocorrer em 27, 28 e 29 de agosto. Como abertura do evento, teremos uma edição especial do Roda Leitura, que contará com a leitura de textos sobre relatos de cidades e viagens. Dentro da programação, teremos também algumas palestras e oficinas, entre elas uma palestra sobre a Antártida, com Aline Nichele, professora de Química do IFRS – Câmpus Porto Alegre, e uma oficina de sushi, com Juliana Kimie Watanabe Toma.


Confira abaixo as  imagens da I edição da Feira das cidades:


Participe deste evento divertido e compartilhe suas experiências!

Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS - Câmpus Canoas


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sugestão de leitura: Tudo depende de Você


Tudo depende de você é um livro escrito por Sabrina R. Marshall. É um livro feito para refletir sobre o potencial de cada pessoa. Todos podem alcançar os seus objetivos, suas metas e seus sonhos, e o livro explica isso de uma forma que torna fácil o entendimento por parte do leitor. O livro também incentiva a busca por uma mente positiva e por uma atitude otimista, harmônica. É possível superar as dificuldades e conquistar os objetivos.

Abaixo deixamos para leitura um trecho do livro:

“A águia gentilmente persuadiu o seu filhote a ir em direção à beirada do ninho. O seu coração estremeceu com emoções conflitantes, assim que sentiu a resistência dos filhotes ao seu persistente cutucão. ‘Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? ’, pensou. Esta eterna pergunta ainda estava sem resposta para ela.
Conforme o costume da espécie, o seu ninho estava localizado no alto de uma plataforma rochosa e íngreme. Abaixo não havia nada, além de ar para sustentar as asas de cada filhote. ‘Será possível que desta vez não funcionará?’, imaginou ela. Apesar de seus medos, a águia sabia que era chegada a hora. A sua função materna estava quase completa. Restava uma tarefa final – o empurrão.
A águia encheu-se de coragem a partir de uma sabedoria inata. Não havia propósito para as suas vidas até que os seus filhotes descobrissem as suas asas. Até que aprendessem a voar, não teriam compreendido o privilégio que era ter nascido uma águia. O empurrão era o maior presente que ela tinha a oferecer. Era o seu supremo ato de amor. E assim, ela os empurrou um a um... e eles voaram!”

Cultive o ato de ler!

Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS – Campus Canoas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sugestão de Leitura: J.K Rowling



Joanne Rowling é uma escritora britânica de ficção. Nascida em 31 de julho de 1965, desde criança gostava de ler contos.
Atingiu a fama e a riqueza com a publicação da série Harry Potter. Os 7 livros foram traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 400 milhões de cópias e renderam para J.K. mais de 516 milhões de libras, que equivalem a aproximadamente  1 bilhão de reais. Segundo a Forbes, ela foi a primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros. Em 2006, foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão americana Oprah Winfrey. Todo esse dinheiro e fama se devem ao sucesso da série, que conta com 7 livros, sendo eles:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal, publicado em 30 de junho de 1997.
  • Harry Potter e a Câmara Secreta, publicado em 02 de julho de 1998.
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, publicado em 08 de julho de 1999.
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo, publicado em 08 de julho de 2000.
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix, publicado em 21 de julho de 2003.
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe, publicado em 16 de julho de 2005.
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte, publicado em 21 de julho de 2007.

Além da série, ela escreveu os livros Animais Fantásticos e onde habita, Quadribol através dos séculos e Os contos de Beedle, o Bardo.


O site oficial da escritora é: http://www.jkrowling.com/ 


Milena Fontana, bolsista de extensão do IFRS - Campus Canoas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Roda Leitura e Mostra Cultural no II Salão de Iniciação Científica e I no Salão de Extensão do IFRS – Câmpus Canoas


Acontecerá no dia 9 de outubro, às 18 horas, a atividade cultural integrada que envolverá o  Roda Leitura e a Mostra Cultural. O evento está ligado ao II Salão de Iniciação Científica e ao I Salão de Extensão, que ocorrerão nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Nessa edição do Roda Leitura e da Mostra Cultural, teremos 3 atividades (Musicais, Quadrinho e Leitura). 
Os interessados em participar tocando algum instrumento musical poderão se inscrever com o aluno João Dezordi (do 1º ano Administração Integrado ao Ensino Médio); os interessados em apresentar suas criações de Quadrinhos deverão contatar o aluno Pedro Caspar (do 2º ano Informática Integrado ao Ensino Médio); já os interessados em realizar leituras e declamação poderão se inscrever com a aluna Milena Fontana (do 2º ano Informática Integrado ao Ensino Médio).  
O período de inscrição é até 05/10/2012 (sexta-feira) com um dos alunos acima citados.  

Participe!!!


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Câmpus Canoas

sábado, 22 de setembro de 2012

II Feira das Cidades é transferida para dezembro


A II Feira das Cidades, evento do projeto de extensão Olhares sobre as cidades: experiências de viagem,  coordenado pela Profa. Sheila Staudt, teve suas datas transferidas para os dias 03, 04 e 05 de dezembro, em função da greve ocorrida no IFRS – Câmpus Canoas. 

Confira abaixo imagens da primeira edição do evento, em 2011.



Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Câmpus Canoas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sugestão de leitura: Nelson Rodrigues


Nelson Rodrigues nasceu em Pernambuco, na cidade de Recife, em 1912. Era dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Era apaixonado por futebol e, para mostrar isso, deu a si mesmo missão de traduzir em palavras a dimensão épica da maior paixão brasileira, o futebol. Para ele, o pior cego era aquele que só via a bola. Com 13 anos já era repórter do jornal “A Crítica”.
Passou por dificuldades financeiras e achou no teatro uma chance de sair desta situação difícil. Escreveu ao todo 17 peças, entre elas “Vestido de Noiva”. Veio a falecer com 68 anos de idade, em 1980, no Rio de Janeiro, por causa de complicações cardíacas e respiratórias. Ruy Castro organizou, para a Editora Companhia das Letras, um volume que reúne, sob o título de Flor de Obsessão, as “mil melhores frases” de Nelson Rodrigues. Entre elas estão “O adulto não existe. O homem é um menino perene.” e “Na vida, o importante é fracassar.”.
Seu primeiro texto foi “A Mulher Sem Pecado”, feito em 1942, que narra as aflições de Olegário, casado com Lídia, paralítico que convive com os fantasmas e medos de sua imaginação doentia. Morre de ciúmes de sua mulher e desconfia de que está sendo traído. Tomado por um ciúme compulsivo e perseguido pela ideia de traição, o homem maltrata a mulher. Por sua vez, a mulher, inocente, arquiteta um plano de fuga para escapar da insana perseguição. Esta fica atordoada com as perguntas e cobranças diárias do marido e resolve tomar uma decisão drástica. Quando o marido reconhece seu erro, a esposa já havia partido.

Link do site oficial de Nelson Rodrigues: http://www.nelsonrodrigues.com.br/

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Câmpus Canoas

domingo, 19 de agosto de 2012

Cândido Portinari: um pouco de sua vida


Cândido Torquato Portinari, nascido em 29 de dezembro de 1903, no estado de São Paulo, mal competou o ensino primário. Quando tinha 14 anos, conheceu pintores e escritores vindos da Itália que atuavam na reconstrução de igrejas em Brodowski e o “contrataram” para ser ajudante. Com 15 anos, decidiu deixar São Paulo e foi para o Rio de Janeiro, em busca por aperfeiçoar seus dons na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos, Portinari chamava atenção tanto de professores quanto da imprensa, por ter um grande potencial. Com 20 anos, já participava de várias esposições, recebendo elogios de várias colunas de jornais. Com tudo isso, começou a despertar no artista uma admiração por um movimento considerado marginal, o modernismo. Em 1928, ganhou a medalha de ouro do ENBA, um de seus prêmios mais esperados, e, com ele, uma viagem para a Europa.
Passou dois anos morando em Paris, tempo essencial para o estilo que tornaria Portinari consagrado. Em Paris, teve contato com Van Dongen e Othon Friesz, outros artistas da época. Também conheceu Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos, com quem ele passaria o resto de sua vida. A distância do Brasil causou nele um interesse social profundo, o que o aproximandou do país novamente.
Em 1946, retornou ao Brasil. Mudou completamente sua obra, valorizando cores nas pinturas. Aos poucos, abandonou as telas pintadas a óleo e começou a se dedicar mais em murais e afrescos. Assim, em 1939,  expôs três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial, em Nova Iorque. Nessa exposição, seus quadros chamaram a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Alfred Barr comprou a tela “Morro do Rio” e a expôs no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), ao lado de obras de grandes artistas conhecidos mundialmente. O interesse de Barr pela obra de Portinari fez com que ele preparasse uma exposição individual do artista em Nova Iorque. 

Ao visitar o MoMA, Portinari impressionou-se com uma obra de Pablo Picasso que mudaria seu estilo novamente, chamada “Guernica”.
Em 1951, a política fez com que Portinari voltasse ao Brasil. Nesse mesmo ano, aconteceu a 1ª Bienal de São Paulo, que expôs obras de Portinari com destaque. Porém, nessa década, ele apresentou muitos problemas de saúde. Em 1954, ele teve uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas e, desobedecendo as ordens médicas, continuou pintando e viajando para para exposições internacionais. No começo de 1962, Portinari foi convidado para uma exposição de 200 telas em Milão. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, morreu envenenado pelas mesmas tintas que o tornaram um grande artista. Seu filho hoje cuida dos direitos autorais de suas obras.

Algumas das pinturas mais conhecidas de Portinari são "Os milagres de Nossa Senhora", "Via Sacra" e "Os Retirantes". Segue o abra "Os Retirantes":




A vida de Cândido Portinari foi marcada por muitos mais acontecimentos, eles podem ser lidos no link: http://www.portinari.org.br/

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS – Campus Canoas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A história de Ferreira Gullar


 José Ribamar Ferreira, popularmente conhecido como Ferreira Gullar, é um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista, ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo. Nascido no dia 10 de setembro de 1930, em São Luis, possui muitos prêmios relativos à poesia brasileira.

Sobre o seu nome, o poeta disse o seguinte: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela era Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Dasciqunta Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome".

Ferreira Gullar foi um dos fundadores da revista “A ilha”, que lançou o pós-modernismo no maranhão. Um dos seus principais prêmios foi conquistado em 2011, quando ganhou o Prêmio Jabuti, com o livro “Em alguma parte alguma”, que foi considerado o livro do ano de ficção.

As suas principais obras são: “Um pouco acima do chão” (1449) e “A luta corporal” (1954).  Abaixo um trecho do poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar, que por sinal foi cantado por Adriana Calcanhotto:

“Uma parte de mim é todo mundo: outra parte é ninguém: fundo sem fundo
Uma parte de mim é multidão: outra parte estranheza e solidão.
Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira.
Uma parte de mim almoça e janta: outra parte se espanta.
Uma parte de mim é permanente: outra parte se sabe de repente.
Uma parte de mim é só vertigem: outra parte, linguagem.
Traduzir uma parte na outra parte — que é uma questão de vida ou morte — será arte?

No link a seguir podemos encontrar mais informações sobre o autor http://www.literal.com.br/ 

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A vida e a obra de Clarice Lispector


Clarice Lispector foi uma importante escritora e jornalista brasileira. Nasceu na Ucrânia em 1920 e foi naturalizada brasileira por ter chegado ao Brasil com dois anos de idade. Clarice começou a escrever logo depois que aprendeu a ler, ainda na infância, em Recife. Quando tinha 15 anos, seu pai decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Após o falecimento da mãe, Clarice estudou em uma escola na Tijuca. Com 19 anos, escreveu seu primeiro conto, “Triunfo”, na revista Pan. Em 1943, no mesmo ano de se formar em Direito, casou-se com o pai de seus dois filhos.
Clarice morou na Itália, onde serviu na Segunda Guerra Mundial como assistente voluntária de enfermagem.  Enfim, separou-se do marido, que ficou na Europa, e voltou para o Rio de Janeiro com seus dois filhos.  


Após uma série de acontecimentos na sua vida, entre eles a sua quase morte e a hospitalização de seu filho, Clarice é hospitalizada e morre no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57º aniversário.
Clarice, durante sua vida, publicou várias obras e até a manhã de seu falecimento, ainda ditava frases para sua amiga.


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Câmpus Canoas


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Campanha do Agasalho do IFRS – Câmpus Canoas

A Campanha do Agasalho do IFRS - Câmpus Canoas está recebendo doações de alimentos não perecíveis, roupas e calçados. Tudo o que for arrecadado irá para instituições beneficentes da cidade, com o intuito auxiliar famílias carentes da região.
Os interessados em contribuir devem levar as suas doações até a biblioteca do Câmpus Canoas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3415-8200.

sexta-feira, 15 de junho de 2012


Na sexta-feira, dia 1 de junho, tivemos no IFRS - Câmpus Canoas a tão esperada conversa com o escritor Ricardo Azevedo. Foi uma conversa descontraída, em que o escritor contou sua história, como começou a escrever, o que lhe trazia inspiração, como foi sua infância e demais aspectos de sua vida. Tivemos também a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Administração, que elaboraram um teatro de fantoches contando um dos contos do autor, e do Curso Técnico Integrado em Informática, que criaram um RPG com o conto "O moço que não queria morrer". A aluna Larissa Camargo, do segundo ano do Técnico Integrado em Informática, tocou teclado para o autor. Esses foram os acontecimentos que marcaram uma manhã divertida e muito interessante com o escritor Ricardo Azevedo.

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

28ª Feira do livro de Canoas

Lembrem-se,  começou neste dia 1º de junho a feira do livro de Canoas. Fiquem atentos às atividades, pois o IFRS – Campus Canoas estará envolvido em algumas delas.


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

II Semana do Meio Ambiente


Teremos, na próxima semana, no IFRS - Câmpus Canoas, a II Semana do Meio Ambiente. Na 1ª edição, em 2011, tivemos algumas atividades que se renovarão nesta 2ª edição, como o plantio de mudas. Há também novidades para 2012, como a oficina de Bijouterias com material reciclável.

Confira, a seguir, o folder com a programação completa:


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

II Semana do Meio Ambiente

Abaixo o convite oficial da Semana do meio ambiente, que será realizada no Campus Canoas do dia 11 ao dia 15 de junho de 2012. Participem!


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Conversa com o escritor Ricardo Azevedo

Por meio da Campanha “Amigo encapado”, os projetos “Redes Digitais de Leitura”, “Livro na Sala” e “Literatura na Mão” conseguiram comprar, nesta semana, alguns livros do escritor Ricardo Azevedo, que realizará uma palestra no dia 1° de junho, às 9h, no Miniauditório 2 do IFRS – Câmpus Canoas, por ocasião da Feira do Livro de Canoas.
Abaixo, temos os nomes dos livros que irão integrar as minibibliotecas das salas de aula:
Contos de enganar a morte
Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões
No meio da noite escura tem um pé de maravilha
Contos de espanto e alumbramento
Feito bala perdida
Ninguém sabe o que é um poema

Questionada sobre a visita do escritor e os livros comprados, a Profa. de Português, Literatura e Espanhol Maria Edilene de Paula disse que a compra dos livros foi um marco importante. Fará com que os alunos se aproximem mais da leitura do escritor e tenham a oportunidade de conhecer melhor o modo de escrever de Ricardo Azevedo. Os livros são muito engraçados, isso faz com que os alunos tenham mais interesse em ler.

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Lilicult


O projeto de extensão Lilicult  (Língua, Literatura e Cultura do IFRS), do Campus Porto Alegre, tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de extensão que visam à formação do homem e ao desenvolvimento de uma visão mais crítica do mundo e pelo conhecimento cultural.
As atividades são voltadas a temas referentes a linguagem, leitura, cultura e artes, direcionados a cursos específicos, buscando envolver todos os alunos do campus.
O público externo que desejar participar de alguma das atividades desenvolvidas pelo projeto deverá entrar em contato pelo e-mail lilicult@poa.ifrs.edu.br ou entrar no blog lilicult.wordpress.com.
Uma das próximas atividades será a II Semana de Língua e Cultura, a ser realizada em outubro, que poderá ter a participação de toda a comunidade do IFRS.
O projeto é coordenado pela profª Dr. Jaqueline Cunha e a bolsista é a aluna Jéssica Nunes.

O projeto Redes Digitais de Leitura apoia essa ideia!!!!


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Campanha amigo encapado


No dia 1º de junho, teremos no campus a visita do escritor Ricardo Azevedo. Serão, para isso,  realizadas atividades com os alunos dos cursos integrados. Contudo, como a biblioteca do campus não possui livros do escritor, foi criada uma campanha para arrecadação de fundos, tendo em vista a compra de livros para as minibibliotecas, a fim de que os alunos possam ler e conhecer melhor as histórias do escritor. Quem quiser doar algum valor, deve procurar as professoras Cimara, Gláucia, Fabiana, ou ainda os representantes das turmas dos cursos integrados. 
Doe e proporcione mais oportunidades de leitura aos alunos do campus!


Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

sábado, 21 de abril de 2012

Roda leitura - Quinta edição!



Nesta quarta-feira, aconteceu a 5ª edição do Roda Leitura no Campus Canoas. Houve várias leituras de textos de escritores brasileiros, como Monteiro Lobato, Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Thiago de Mello  e Moacyr Scliar, pois essa edição foi voltada aos mestres da literatura brasileira. Esse foi o primeiro Roda leitura do ano, que contou com a participação de servidores e discentes, em especial dos alunos do Proeja. Os alunos dos primeiros anos tiveram a oportunidade de conhecer o evento, já que estes, no ano passado, não estudavam na instituição. O aluno Leonardo Rosa, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática, tocou uma música de autoria própria no  violino. Até o dia 23 de abril, haverá várias atividades no campus relacionadas à Semana do Livro e da Leitura. Participem!

Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS – Campus Canoas

sábado, 14 de abril de 2012

II Semana do Livro e da Leitura



Na próxima semana, teremos no Campus Canoas a II Semana do Livro e da Leitura, onde serão realizadas diversas atividades de incentivo à leitura. Algumas serão abertas à comunidade, e outras estarão dirigidas ao público interno. A  primeira atividade é o Roda Leitura, que será realizado no dia 18 de abril, às 17h45min, com o tema "Mestres da literatura brasileira". Traga a sua leitura e venha celebrar o ato de ler conosco!!!

 Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Redes Digitais de Leitura reinicia suas atividades!

Neste mês de abril, foram retomadas as atividades do projeto Redes Digitais de Leitura. O projeto visa à utilização de mídias e novas tecnologias para incentivar a leitura dentro e fora do IFRS - Campus Canoas. Dando continuidade às ações do ano de 2011, o projeto irá promover eventos como o Roda Leitura e a Semana do Livro e da Leitura, em parceria com a biblioteca e com os demais projetos culturais do campus. O projeto realizou diversas saídas culturais e técnicas, como a visita à 8ª Bienal do Mercosul , à Fundação Iberê Camargo ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. As ex-bolsistas do projeto, Juliane Schröeder e Letícia Cardoso, elaboraram vídeos e posts sobre eventos do projeto, o que vai ser continuado esse ano pelas novas bolsistas de extensão.
Continuem entrando no blog Redes Digitais, estaremos semanalmente postando algumas sugestões de leitura.

 Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas