sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sugestão de leitura: textos expostos no I Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS – Campus Canoas:

Os alunos dos cursos integrados, tanto em Administração quanto em Informática, escreveram textos, de diferentes gêneros para  serem expostos no I Salão de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS – Campus Canoas. A solicitação foi feita pela Profa. Sheila Staudt, que ministra as disciplinas de Português/Literatura e de Inglês nos cursos. Os textos ficaram lindos e, por esse motivo, decidimos postar alguns para que todos possam apreciar essas manifestações de arte, prova de que os alunos estão, sim, adquirindo um gosto maior pela escrita e pela leitura, objetivo maior do nosso projeto. 

Segue um dos diversos textos que iremos postar:


A arte de navegar

Aquele homem, naquele dia, decidiu navegar, pois acordou inspirado, assim como um escritor com ideias novas, com uma enorme vontade de mudar a sua história.
Ele reuniu sua família e explicou que por alguns dias iria viajar e voltaria com uma grande surpresa.
O homem pegou o seu barco e nele ficou durante dois dias a navegar, pensando o porquê queria tanto fazer aquilo e por que disse a sua família que uma surpresa teria quando voltasse. Pensando o homem descobriu que o seu maior desejo era único, ele queria encontrar algum jeito de fazer algo diferente, que realmente obtivesse resultado e significado para ele e para a sua família. E assim ele procurava idéias.
O homem ainda passou um tempo navegando por lugares diferentes, pensando no que fazer para realizar os seus filhos e toda a sua família.
Quando ele já traçava a rota de volta para a sua casa, percebeu que durante aquele tempo todo navegando, ele estava fortalecendo o amor pela sua família e preocupando-se em fazer algo para vê-la feliz. Então, em um instante, uma tempestade de ideias e uma grande felicidade espalharam-se sobre os seus pensamentos, e ele descobriu que a fantástica novidade que iria dar a sua família era mais do que ideias sobre o amor, ou um grande presente material, mas sim, que aquela viagem o tornou uma pessoa melhor, pois descobriu que o maior desejo da nossa espécie é ser feliz com quem realmente amamos. Porém só percebemos isso quando cansamos da rotina que traçamos desde o dia em que perdemos a curiosidade e a vontade de fazer a diferença.

Lucas Valadão dos Santos

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática


Juliane Schröeder e Letícia Cardoso, bolsistas de extensão do IFRS - Campus Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário