Nelson Rodrigues nasceu em Pernambuco, na cidade de Recife, em 1912. Era dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Era apaixonado por futebol e, para mostrar isso, deu a si mesmo missão de traduzir em palavras a dimensão épica da maior paixão brasileira, o futebol. Para ele, o pior cego era aquele que só via a bola. Com 13 anos já era repórter do jornal “A Crítica”.
Passou por dificuldades financeiras e achou no teatro uma chance de sair desta situação difícil. Escreveu ao todo 17 peças, entre elas “Vestido de Noiva”. Veio a falecer com 68 anos de idade, em 1980, no Rio de Janeiro, por causa de complicações cardíacas e respiratórias. Ruy Castro organizou, para a Editora Companhia das Letras, um volume que reúne, sob o título de Flor de Obsessão, as “mil melhores frases” de Nelson Rodrigues. Entre elas estão “O adulto não existe. O homem é um menino perene.” e “Na vida, o importante é fracassar.”.
Seu primeiro texto foi “A Mulher Sem Pecado”, feito em 1942, que narra as aflições de Olegário, casado com Lídia, paralítico que convive com os fantasmas e medos de sua imaginação doentia. Morre de ciúmes de sua mulher e desconfia de que está sendo traído. Tomado por um ciúme compulsivo e perseguido pela ideia de traição, o homem maltrata a mulher. Por sua vez, a mulher, inocente, arquiteta um plano de fuga para escapar da insana perseguição. Esta fica atordoada com as perguntas e cobranças diárias do marido e resolve tomar uma decisão drástica. Quando o marido reconhece seu erro, a esposa já havia partido.
Link do site oficial de Nelson Rodrigues:
http://www.nelsonrodrigues.com.br/
Giovanna Tonello e Milena Fontana, bolsistas de extensão do IFRS - Câmpus Canoas