terça-feira, 21 de junho de 2011

Concurso Cultural: inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas, até dia 15 de julho, as inscrições para o Concurso Cultural Ler e escrever é preciso, promovido pelo Instituto Ecofuturo. Com o tema "Vamos cuidar da vida", além de desenvolver o hábito da leitura e da escrita, o concurso traz vários prêmios aos autores dos textos selecionados.
Para participar do concurso, os alunos do IFRS devem enviar o texto à coordenação do Projeto Redes Digitais de Leitura (projeto.redesdigitais@canoas.ifrs.edu.br) até o dia 04 de julho para uma pré-seleção, pois somente podem concorrer 5 textos de cada instituição de ensino.
Mais informações podem ser obtidas pelo link a seguir:

Seja um leitor-escritor!!! Participe!!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sobre a Semana do Meio Ambiente: Vídeo Ilha das Flores

  O IFRS - Campus Canoas, através do projeto Metamorfose promoveu, de 6 a 11 de junho de 2011, a Semana do Meio Ambiente, que buscou promover mudanças a partir da educação ambiental.  Nesse evento, ocorreram diversas atividades e, em uma delas, foi exibido o cuta-metragem Ilha das Flores.
  Ilha das Flores é um documentário dirigido por Jorge Furtado e lançado em 1989. O vídeo  retrata a situação do lixo e das pessoas que vivem  na região da  Ilha das Flores, em Porto Alegre, onde porcos e seres humanos disputam os restos de comida do lixo. O filme foi muito premiado por relatar as condições desumanas em que se encontravam os habitantes da ilha. Para saber mais, assista o vídeo abaixo:


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para saber mais: Visita ao MCT-PUCRS

Durante a visita ao Museu da PUCRS, os alunos do   Curso Técnico Subsequente em Informática encontraram um mundo novo, onde existem muitas aplicações dos conhecimentos que estão adquirindo no curso. Descobriram que a Informática não é utilizada apenas nos computadores de uso diário, mas em muitos outros equipamentos. Viram também o quanto sua área é ampla e diversificada.
Um dos experimentos visitados pelos alunos e que chamou  a atenção foi o Planetário, em que um computador faz projeções das estrelas e dos planetas em uma “tela” preta. Nesse local, o ambiente é todo escuro para os visitantes poderem ter uma noção maior de como é o Universo.
Os alunos do Curso Técnico Subsequente em Eletrônica viram o quanto sua área profissional pode ser vasta. Os alunos passaram uma manhã vendo na prática o que normalmente aprenderiam apenas na teoria no Campus. Além disso, divertiram-se com as inúmeras atrações do museu. Uma das atrações mais citadas pelos alunos foram o Universo. Visitas como essa são importantes não só para a carreira desses futuros profissionais em Eletrônica como também para o conhecimento que eles terão que adquirir em suas vidas.
A maioria dos espaços tinha textos explicativos, o que facilitou a descoberta de como funciona cada equipamento e integrou a leitura e às tecnologias, proporcionando um aprendizado mais completo. Além disso, havia também textos em forma de imagens e vídeos, o que proporcionou diferentes modos de leitura do mundo.


Admirei com muito prazer todos os experimentos. Faltou espaço para listar todos, mas com certeza estão na minha memória, como mais uma excelente experiência no IFRS.
(Ana Maria de Oliveira Correia – Curso Técnico Subsequente em Informática)

Juliane Schröeder e Letícia Cardoso, bolsistas de extensão do IFRS-Campus Canoas